As providencias, iniciais, as quais todos devem tomar cuidado, em todos os aspectos de uma empresa, grande, pequena, micro e também os MEI.

 

O fim da quarentena, e a flexibilização dos processos de recomeço das atividades, devem ser planejados por todos os empresários, com cuidado, e em especial, analisando o seu negócio dentro do conjunto, pois seu negócio seja qual for, tem suas características próprias, e somente o gestor dele, e capaz de identificar as mesmas, e em que providencias são as mais adequadas a ele, pois existem providencias de forma geral, as quais se aplicam a todas as atividades semelhantes, e outras que se aplicam as atividades daquele negócio, com suas peculiaridades próprias dele, e consequentemente o dono do negócio e que tem o discernimento de fazer as suas adaptações das exigências ao seu empreendimento.

 

Temos por exemplo dois negócios idênticos, de atividade, porem em locais diferentes, (bairros, cidades etc.), logo apesar de serem idênticos, o ramo do negócio, há que se levar em conta as características próprias de cada um, em função da localização. São detalhes, que devem ser observados, por todos, e não somente no exemplo dado de dois mercados, nas outras atividades também existem essas diferenças, oficinas mecânicas e outro bom exemplo, e por aí vai. Cabe ao gestor do negócio, fazer essa análise, e implementar, aquilo que for condizente com sua situação, e não infringindo nada especificado em Lei.

 

Planejar sempre todos os passos de seu negócio, seja o tamanho que for, sempre levando em conta, O SEU, e não o semelhante, pois as situações de cada um de cada um, evidentemente, que determinadas providencias e atitudes, são  semelhantes ao setor e a atividade, entretanto  e importante frisar que sempre existem, detalhes entre um e outro  estabelecimento, que determina, providencias e atitudes diferentes uma da outra, as quais trarão resultados satisfatórios aquele setor. Por vezes lojas com filiais, da mesma atividade e porte, tem analises e processos iguais, mas tem também os processos específicos para aquela unidade, pois os detalhes são diferentes, logo a mesma medida, não serve para medir os resultados, há que se possa medidas diferentes.

 

O recomeço é difícil , e assim será para todos nós, porém, planejamento, cuidados, e muita cautela, ao recomeçar, se tiver dúvidas, converse, converse e converse, veja que coloquei três vezes, (e um absurdo de redação), não, e que sempre e bom ouvir (mais inteligente e o que ouve), pois não se deve tomar nenhuma atitude açodadamente, e por base uma só opinião, por mais confiança que tenha na mesma, e de bom senso, ouvir mais opiniões, e a decisão será sua evidentemente, depois de fazer suas avaliações próprias. Não se baseie, na opinião de X ou do Y, porem aproveite as mesmas ao máximo. Em geral as opiniões são formadas pelo relato de uma situação, e nem sempre o relato corresponde à realidade e os detalhes dos fatos, as minucias as entrelinhas, e o que foi bom para X, ou Y, pode não ser bom para você.  O conjunto de informações do Seu negócio quem possui e você, os detalhes etc.

 

Cautela, e importante nesse momento. pois se a solução de X foi pegar um empréstimo, a mesma pode não se aplicar ao seu caso. Demitir funcionários, para Y foi a salvação, porem para você pode ser a perdição.

 

Portanto converse bastante como o pessoal, de assessoramento, e também com seus parceiros de atividade, para formar a sua opinião e tomar a sua decisão, pois as consequências da mesma, serão suas e do seu negócio, como disse, seja grande, médio, pequeno, micro e MEI.

 

Bom, recomeço, coragem, disposição e muito trabalho, mas planejado.