Fundações, organizações, associações… entenda como funcionam e qual a diferença entre estas instituições que atuam em diferentes setores da sociedade.

Aposto que muitas vezes você ficou se perguntando quais são as atividades que as entidades sem fins lucrativos realizam e porque elas levam diferentes nomenclaturas não é mesmo? Resolvemos te dar uma mãozinha e explicar as atividades dessas organizações e suas particularidades.

Mas afinal, o que são entidades sem fins lucrativos?

Entidades sem fins lucrativos, associações e fundações são instituições de natureza jurídica que tem o objetivo de realizar uma mudança social, e que, as arrecadações e receitas são destinadas única e exclusivamente ao patrimônio da própria instituição, no caso, sem a finalidade de acumulação de capital. Em outras palavras isto significa que empregam todo o seu lucro de volta na respectiva entidade.

Terceiro setor estimula a geração de empregos

Essas instituições do terceiro setor possuem uma grande importância para a sociedade devido as ações que auxiliam no processo de transformação da realidade de muitos cidadãos. Exercem desde atividades na área de assistência social, permitindo acesso à saúde, educação, cultura, entre outros. Além de estimular o voluntariado e atuar direta e indiretamente na geração de empregos.

Qual a diferença entre instituição, entidades, associações e fundações?

Muitas são as dúvidas quando utilizamos os termos instituição, entidades, associações e fundações, porém o que difere a essas nomenclaturas são apenas particularidades administrativas e jurídicas.

Confira abaixo exatamente o que difere associações e fundações:

Associações

Associações são definidas pela formação de grupo de pessoas que se unem por um mesmo objetivo e que, a partir de uma assembleia e estatuto registrado em cartório iniciam suas atividades sem a necessidade de ter um patrimônio e capital. A fiscalização das atividades é realizada pelos próprios associados que devem seguir todas as normativas presente no estatuto.

Fundações

Fundações se caracterizam por serem criadas a partir de uma pessoa ou instituidor que possua um patrimônio suficiente para iniciar as atividades propostas. Todas as atividades como o funcionamento, aprovações e alterações da politica e estatuto são regidas pelo ministério público e a vontade do instituidor prevalece em todos os momentos.

Instituições, Organizações e Entidades

Os termos instituição, organização e entidade sem fins lucrativos são termos genéricos para se referir as diferentes pessoas jurídicas sem fins econômicos, sendo utilizados frequentemente essas termologias para associações ou fundações. Portanto, são apenas sinônimos mais amplos para as duas formas jurídicas explicadas anteriormente.

Se tiver mais alguma dúvida sobre esse assunto, você pode deixar um comentário aqui embaixo.