Certamente você já ouviu falar de absenteísmo, que é um dos principais problemas que uma empresa pode enfrentar ao lidar com seus funcionários. Porém, há outro problema sério, pouco falado e menos ainda visto nas empresas: o presenteísmo.

Manter um alto nível de produtividade é uma das maiores preocupações dos líderes empresariais. Já que estamos falando de pessoas, identificar problemas e resolvê-los nunca é uma tarefa simples.

As empresas perceberam que estar presente no local de trabalho, mas sem interesse e dedicação, gera tantos prejuízos quanto o absenteísmo, por exemplo, por motivos de saúde.

O presenteísmo é uma questão de atenção, e o RH precisa entender melhor esse conceito para ser eficaz. Tendo isso em vista, falaremos um pouco sobre o que o presenteísmo pode causar na empresa e como preveni-lo. Veja os tópicos que abordaremos a seguir:

O que significa presenteísmo no trabalho?

Presenteísmo é uma forma de ausência durante a qual um funcionário comparece ao trabalho, mas não consegue se dedicar totalmente às suas tarefas.

Esse tipo de comportamento está associado ao estresse e às condições exaustivas de trabalho, que fazem com que se desliguem do ambiente externo para dar conta de apenas finalizar sua jornada de trabalho.

O profissional que sofre de presenteísmo, diferente do absenteísmo, ele vai trabalhar todos os dias, mas não consegue mais se vincular emocionalmente às suas funções.

O que ele pode causar na empresa?

No presenteísmo, como dissemos, o profissional está presente, mas ao não executar suas tarefas, pode gerar atritos entre os membros da equipe.

Além disso, dependendo do segmento e da função exercida, até mesmo os clientes podem ser diretamente lesados devido à procrastinação e o descomprometimento do colaborador.

Vale ressaltar, também, que o problema pode ser uma importante causa de turnover, especialmente quando está relacionado a algo que precisa ser melhorado dentro da estrutura organizacional.

Por fim, a falta de comprometimento com a produtividade pode causar danos na imagem da empresa perante o mercado.